Últimas Notícias

Saúde alerta para incidência de escorpiões em São Jerônimo da Serra

Foto Ilustração
A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de São Jerônimo da Serra está alertando a população sobre o risco de acidentes com escorpiões nesta época do ano, cuja fase reprodutiva acontece entre a Primavera e o Verão. 

Com a incidência de chuvas e freqüentes, eles acabam desabrigados e invadem as residências. De acordo com o Fiscal Sanitário da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de São Jerônimo da Serra, Leandro Camargo, é importante que as pessoas mantenham seus quintais livres de entulhos e restos de materiais de construção, pois são nesses locais que os escorpiões procuram se abrigar. “Como os escorpiões são animais de hábito noturno, também é fundamental, principalmente à noite, que as pessoas fechem os ralos e frestas para evitar que os escorpiões entrem nas residências”, afirma Leandro.

Com a época de chuva, os escorpiões, que se alimentam de insetos como baratas, acabam se desalojando das galerias pluviais e bocas de lobo. Quando chove ou é jogado inseticida no local, o animal, que é um aracnídeo e não um inseto, não morre.

O veneno do escorpião atua principalmente no sistema nervoso - ação neurotóxica. A substância provoca dor intensa, abaixa a temperatura do corpo, acelera a pulsação e pode matar. Em casos graves, além da anestesia local, o paciente recebe soro antiescorpiônico, que é feito pelo próprio veneno do escorpião.

Orientações

O veneno das duas espécies (escorpião amarelo - Tityus serrulatus - e do escorpião marrom - Tityus bahiensis) que são encontradas no município é semelhante. A dose do amarelo, é um pouco maior, mas o grande problema é a idade e o porte de cada vítima. Se o acidente ocorrer com um adulto, até que o veneno se espalhe, é mais demorado do que em uma criança, por conta da massa muscular do indivíduo.

Em casos de dores agudas e reações como taquicardia, sudoreses e vômitos, é imprescindível buscar o serviço de saúde mais próximo, pois ele irá tratar a dor e a reação inicial.

Medidas preventivas

Aplicação de inseticida no animal não adianta, pois o escorpião é aracnídeo. A aplicação do veneno anti-inseto só traz consequências, pois acaba atordoando o animal. Como o escorpião gosta de se abrigar em locais escuros e úmidos, o acúmulo de madeira, tronco de árvores, entulhos de construção no fundo do quintal ou dentro de casa favorecem a incidência de alguns tipos de insetos, como a barata e, consequentemente, atrai os aracnídeos.

É importante deixar algum espaço entre um objeto e outro para limpezas em residências e, principalmente, nos quintais. Evitar acúmulos de plantas como trepadeira, ou jardins que não são tratados com frequência. É recomendado colocar telas em janelas, barreira na soleira da porta, além de chacoalhar cortinas, roupas e calçados antes de serem usados. Todas as indicações devem ser realizadas sempre, em qualquer local e, principalmente, em ambientes que já tiveram problemas com escorpiões.

Nenhum comentário